Efeitos da Coenzima Q10 no organismo

opzioni binarie svantaggi Nos últimos anos, a coenzima Q10 (CoQ10) ganhou atenção considerável como um suplemento dietético capaz de influenciar a geração de energia a nível celular e neutralizar alguns dos danos causados por radicais livres. A CoQ10, também chamada ubiquinona, é uma benzoquinona lipossolúvel presente em praticamente todas as células do organismo que participam dos processos de geração de energia, sendo um componente essencial da cadeia respiratória mitocondrial para a síntese de ATP. Por sua capacidade de otimizar o transporte de elétrons, considera-se a CoQ10 como um potente antioxidante. Um dado interessante é que a produção endógena de CoQ10 diminui com a idade e sua suplementação pode auxiliar órgãos de grande demanda energética como o coração, fígado, rins e cérebro.

opcje binarne definicja Em estudos clínicos, a CoQ10 têm sido usada como um tratamento complementar para doenças crônicas, tais como insuficiência cardíaca crônica (ICC), distrofias musculares, doença de Parkinson, câncer e diabetes. Em pacientes com ICC, uma doença caracterizada por menores níveis de CoQ10, a suplementação demonstrou melhorar o volume sistólico, a fração de ejeção de sangue e a capacidade dos indivíduos de se exercitarem.  Em pacientes dislipidêmicos, onde parte do tratamento se baseia no uso de estatinas com o objetivo de reduzir a síntese de colesterol, pode-se também provocar a redução de níveis de endógenos de CoQ10, uma vez que a via inibida pela estatina é a mesma responsável pela síntese de CoQ10.

segnali affidabili opzioni binarie No esporte, a deficiência de CoQ10 também pode ser observada em atletas acometidos por overtraining.  Além disso, a formação de radicais livres é elevada durante os períodos de treinamento intenso, ou seja, a suplementação de CoQ10 traz benefícios por se caracterizar como um antioxidante. Apesar do dano oxidativo ser essencial para a resposta adaptativa, a geração crônica dos mesmos está associada a baixa recuperação e queda de performance.  Ao ser suplementada, tem sua maior biodisponibilidade quando ministrada a uma solução lipídica ou em refeições que tenha quantidades significativas de lipídios, como nas principais refeições. Estudos sugerem que doses entre 50mg e 300mg são suficientes para obtenção dos benefícios.

traden mit binären optionen Assim, dada a compreensão para as funções da CoQ10 dentro do corpo, a suplementação com CoQ10 não só pode ser benéfica para pacientes clínicos, mas também para indivíduos ativos e saudáveis submetidos a treinos intensos.

follow link Por Eduardo Machado
Personal Trainer / Preparador Físico CREF: 091873-G/SP
Pôs Graduado em Medicina do esporte pela- UGF
Pôs Graduado em Fisiologia do Exercicio – HC-FM-USP
Pôs graduado em atividade fisica na gravides e pôs-parto – UGF
Pôs graduado em treinamento de força na saude e na doença -HC -FM-USP