Glutamina e Articulações Saudáveis

Considero a glutamina um dos principais aminoácidos a ser administrado em nossas dietas. Não é considerada como um aminoácido essencial porque o corpo pode produzi-la em certa proporção, com base em outros aminoácidos. Mas é um dos mais fartos aminoácidos no organismo.

 

A glutamina e encontrada na carne bovina, suína, aves, leite, iogurte, queijos como ricota e cottage, espinafre cru, salsa crua e repolho. Presente em maior abundância nos músculos, o restante e encontrado nos pulmões, local em que também e produzida.

Potencialmente, a atuação mais importante da glutamina e no sistema imunológico, uma vez que ela serve para prevenir doenças, promover agilidade na recuperação e melhorar a forma como o organismo se sente e funciona. E importante mencionar que em estados corporais como o estresse e desgastes, alguns órgãos corporais necessitam de uma demanda maior de glutamina, o que pode não ser possível apenas pela síntese corporal. Percebe-se então, em alguns casos, a necessidade de administrar doses extras de glutamina.

Glutamina San Nutrition

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Vamos falar também de uma nobre atribuição desse aminoácido menos abordada, no entanto, não menos importante. Grande parte da população já passou ou ira passar por algum problema relacionado ao desgaste da cartilagem, seja pelas atividades habituais do dia a dia, seja pela pratica de alguma atividade física regular. Quando o assunto se refere ao estresse causado em ligamentos e tendões, naturalmente, todos estão incluídos, e, quando não tomamos as atitudes validas para minimizar esse episódio, apresentaremos como sintomas iniciais dor e desconforto, principalmente em ombros, cotovelos e joelhos, onde o uso dos ligamentos e mais corriqueiro. Nesse estagio a glutamina entra como nossa grande aliada, proporcionando articulações resistentes e saudáveis por meio da lubrificação e da restauração dos tecidos de conectividade.

 

Por Geórgia Bachi
Nutricionista Esportiva
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