INTERVALO ENTRE AS SÉRIES

“O que implica no descanso maior ou menor em relação ao intervalo de série?”

Novaes (2008) aponta que TEMPOS ideais de INTERVALO de recuperação entre as séries, para uma otimização dos ganhos de FORÇA e HIPERTROFIA, é uma lacuna obscura na área do treinamento.

Bacurau (2009) afirma que o intervalo de recuperação é a variável mas NEGLICENCIADAS 😩 durante o planejamento do treinamento, porém, o cumprimento adequado 👍🏼 desses intervalos permite a melhor adaptação do indivíduo ao programa proposto, principalmente no que se refere à adaptação da intensidade proposta.

O intervalo entre uma série de repetições e outra visa proporcionar a “recuperação metabólica e funcional” dos músculos e tendões, possibilitando na próxima série de repetições uma execução eficiente, sem prejuízos na mecânica do movimento, possibilitando maiores ganhos de hipertrofia, que, segundo Gentil (2008) é o aumento (volumétrico) de um músculo, devido ao aumento (volumétrico) das fibras que o constituem.

Kramer (1997) apud Fleck e Kraemer (2006) verificou diferença no desempenho 😱 com períodos de recuperação de 3 minutos versus 1 minuto.

Todos conseguiram realizar 10 repetições com cargas para 10 RM, por 3 séries, com períodos de 3 minutos de recuperação.

Entretanto, quando os períodos de recuperação foram reduzidos a 1 minuto, 10, 8 e 7 repetições foram realizadas 😱.

Planeje e monitore seus intervalos nos treinos, e terá resultados concretos, seguimos #EMTREINAMENTO e ESTUDANDO para oferecer o melhor a todos!

Por Darlan Souza
Atleta de corrida de rua
Bacharel em Educação Física
Especialista em Fisiologia do Exercício
CREF 015393 G/RS

www.darlansouza.com

www.dsx.esp.br